Damos a conhecer o comunicado do SPPD após a realização de mais um encontro nacional em Santarém, nos passados dias 25 a 27.

As comunidades cristãs precisam das Pessoas com Deficiência.

A catequese memorável do Bispo D. José Traquina, Responsável da Conferência Episcopal para a Pastoral Nacional a Pessoas com Deficiência, sobre a mensagem dos principais acontecimentos evangélicos da Anunciação à Ressurreição de Jesus, na convocatória “Preciso de Ti”, inspirou com especial impacto as dinâmicas de partilha de experiências, reflexão, compromisso e de festa inclusiva dos participantes da Equipa Nacional e das Equipas Diocesanas da Pastoral a Pessoas com Deficiência, nos dias 25, 26 e 27 de outubro, em Santarém.

Com este lema – “ As comunidades cristãs precisam das Pessoas com Deficiência” – a II jornada Nacional integrada no III  Encontro inter – diocesano, qualificou a cultura de interação das equipas diocesanas com a Equipa Nacional, proporcionou o aprofundamento das questões e dos desafios da inclusão eclesial e consensualizou as principais linhas de atuação da Pastoral Nacional a Pessoas com Deficiência, em diversificados domínios pastorais, sempre com a audição, consulta, informação e participação direta destas Pessoas.

Acresceu a estas conclusões a necessidade de envolver mais dioceses na criação de dinâmicas pastorais de participação e DE inclusão das Pessoas com Deficiência e suas Famílias, tendo em foco as boas práticas já existentes.

Por força das riqueza e do impacto das mensagens das palestras, testemunhos e vivências litúrgicas inclusivas, todos os participantes sublinharam o elevado significado que este Encontro representou no reforço dos  seus compromissos de Fé e de Esperança, bem como no imperativo da reflexão evangélica de suporte à ação pastoral inclusiva.

A Equipa Nacional responsável pelo evento disponibilizou-se, uma vez mais, para continuar a apoiar as equipas diocesanas, na necessária sintonia de valores de serviço evangélico, sem preocupações de visibilidade,  mas na postura do publicano, como sublinhou o Padre António Martins, Assistente Nacional, na Eucaristia de Encerramento.

Lisboa, 29/10/2019

A Direção Nacional do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência

Partilhamos algumas fotografias do evento, com momentos de celebração, festa, reflexão e aprendizagem.