O SPPD do Patriarcado de Lisboa lançou um guia para acolhimento eclesial de pessoas com deficiência. Veja o documento aqui.

Veja o documento aqui.

Partilhamos a notícia do Jornal Voz da Verdade, do Patriarcado de Lisboa:

“O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência, do Patriarcado de Lisboa, publicou, no início deste ano 2020, um guia para o acolhimento eclesial a pessoas com deficiência, chamado ‘Uma Igreja para Todos’.

Na introdução da obra agora publicada, o Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência do Patriarcado de Lisboa refere que “este não é um livro de receitas”. “É um guia que pretende apoiar e promover o acolhimento dos irmãos com deficiência que, por isso, não deixam de ter dons e capacidades fundamentais para a atividade pastoral de cada paróquia”, informa um comunicado.

O guia vai estar disponível, em papel, em todas as paróquias da diocese, a partir do mês de janeiro, para consulta, e resulta da adaptação da publicação ‘La persona com discapacidad y su lugar en la Iglesia’ que foi editada pela Comissíon Diocesana de Atencíon a las Personas com Discapacidad da Arquidiocese de Madrid em 2018.

No contexto da diocese, o Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência entende que “deve promover melhor o acolhimento dos irmãos com deficiência” e “valorizar a sua presença na Igreja”. “Poderemos ser mais inclusivos, como Igreja, se conhecermos melhor os nossos irmãos em Cristo e esta é a razão deste guia”, acrescenta a nota. No ano da caridade no Patriarcado, o Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência propõe que se “considerem as pessoas com deficiência como uma periferia a eleger e a ter sempre em consideração”.

Quem tiver interesse no acesso a algum exemplar, alguma dúvida, questão ou comentário pode fazê-lo ao Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência através do email pastoraldadeficiencia@patriarcado-lisboa.pt.”