Diário da Atenção à Deficiência na JMJ Lisboa 2023
“Dedicámos tanto das nossas vidas à preparação da JMJLisboa2023 e foi tão intensa aquela semana, que é sempre com muita alegria e gratidão que me vejo «obrigado» a recordar realidades específicas da nossa Jornada. Uma delas é claramente a Atenção à Deficiência, aqui publicada sob a forma de um Diário escrito pelo Gabinete Diálogo e Proximidade, uma das estruturas internas do COL, da qual muito nos orgulhamos.
As Jornadas Mundiais da Juventude sempre tiveram uma atenção particular aos nossos irmãos portadores de qualquer deficiência. Mas na Jornada de Lisboa, tentámos ir mais longe e graças a Deus, julgo que todos pudemos constatar o trabalho feito. A inclusão de todos, todos, todos, passou por muitas etapas, desde a mais óbvia, isto é, o facto de termos zonas reservadas junto dos palcos dos grandes eventos, para todos os que delas necessitassem, até a um trabalho de longa colaboração com os mais diversos parceiros externos, quer na área da Deficiência como na área da Sustentabilidade Ambiental.
Estou convicto de que as questões da Mobilidade e da Comunicação foram igualmente desafiantes e guardo com especial carinho as versões da explicação dos símbolos da JMJLisboa2023, assim como a da oração, escritas em Braille e com pictogramas. Também ninguém esquecerá os nossos dois acólitos, na Missa Final no Campo da Graça, que serviram ao altar com elevada correção, mostrando-nos como a diferença não faz diferença nenhuma… (…)”
+ Américo, Cardeal
Bispo de Setúbal
Presidente da Fundação JMJ LISBOA 2023