Mensagem do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro)

Saudamos calorosamente todas as pessoas com deficiência, um sexto da população portuguesa. Abraçamos o desafio lançado pelas Nações Unidas, CAPACITAÇÃO / EMPODERAMENTO DAS PESSOAS COM  DEFICIÊNCIA E ASSEGURAR A SUA INCLUSÃO E IGUALDADE,” 1 que nos propomos refletir à luz da nossa fé.


Partimos das palavras do nosso Papa Francisco2: [a Igreja católica] “está chamada a descobrir e experimentar formas coerentes para que cada pessoa, com os seus dons, os seus limites e deficiências, até graves, possa encontrar no seu caminho Jesus e abandonar-se a Ele com fé. Nenhum limite físico ou psíquico jamais poderá ser um impedimento para este encontro, porque a face de Cristo resplandece no íntimo de cada pessoa”. A certeza de que todos somos amados por Deus, enche-nos de esperança. Perguntamos como Jesus, ao cego, Bartimeu: – “Que queres que te faça?” (Lc 18, 35-43).
Agradecemos a vossa resposta e que nos digam o que é necessário continuar a fazer e como melhorar. Queremos caminhar em conjunto e precisamos da vossa experiência de vida e conhecimento, da vossa persistência e resiliência, da vossa sabedoria de fazer acontecer o impossível, como possível. Confiamos no diálogo e temos o exemplo de boas práticas nas dioceses e em pequenos polos de inclusão, desde os Açores e da Madeira, até Bragança e Algarve. Celebramos a fé nalguns lugares com bela participação na liturgia. Há experiências dispersas de inclusão na catequese e em movimentos. Há instituições onde pessoas dedicadas cuidam e acompanham pessoas com deficiência. E temos também o testemunho de pessoas e famílias que, mesmo com limitações acentuadas, têm gosto por viver e nos agarram e levam pela mão.
Queremos ser uma Igreja mais inclusiva. Como? Temos boa vontade, mas ainda temos receios. Para comunicar, falta continuarmos a aprender a Língua Gestual Portuguesa; queremos que nos entendam e ainda falamos de forma complexa; quer-se apertar a mão e falta o jeito.
Desejamos ser uma Igreja de todos e com todos. Uma Igreja que acolha a todos como irmãos, cada vez mais inclusiva, que derrube barreiras físicas e psíquicas, que esteja atenta para ouvir cada um na sua singularidade.
Desejamos ser uma Igreja que permaneça companheira, pela vida fora, no calor da amizade e do abraço inclusivo.

PARA TODAS E TODOS, PAZ E BEM!

1 Since 1992, the United Nations International Day of Persons with Disabilities (IDPD) has been annually observed on 3 December around the world. The theme for this year’s IDPD is “Empowering persons with disabilities and ensuring inclusiveness and equality”. This theme focuses on the empowering persons with disabilities for the inclusive, equitable and sustainable development envisaged in the 2030 Agenda for Sustainable Development.
2 Discurso do Papa Francisco aos participantes no Congresso promovido pelo Pontifício Conselho para a
Promoção da Nova Evangelização (2017).

Scroll to Top