Novo espaço digital está ao serviço da Igreja e aberto à participação de todos os que se sintam entusiasmados com o Sínodo iniciado pelo Papa Francisco e que terá a sua última sessão em outubro de 2024. Podem ser enviados contributos para geral@redesinodal.pt
No início deste novo ano de 2024 está disponível um novo espaço digital. É a Rede Sinodal em Portugal inteiramente dedicada ao Sínodo em Portugal no endereço www.redesinodal.pt. Um espaço que está ao serviço da Igreja e aberto à participação de todos os que se sintam entusiasmados com o processo sinodal em curso. Podem enviar contributos para geral@redesinodal.pt.
Este site tem como missão recolher o espírito do livro “Não temos medo – Reflexões sobre a Jornada Mundial da Juventude e o caminho sinodal” e abrir em Portugal um espaço de informação sobre o Sínodo. Uma rede sinodal. Apresentando num mesmo lugar o entusiasmo de quem está em movimento fazendo caminho juntos, na pluralidade e diversidade, procurando viver o tema que o Papa Francisco propõe neste processo sinodal: comunhão, participação, missão.
“Não tenham medo” repetiu o Papa Francisco várias vezes na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. “Não temos medo” é a afirmação generosa de várias personalidades portuguesas, que partilharam em livro as suas reflexões sobre a JMJ e o caminho sinodal. Fizeram-no participando com a Igreja em diálogo com o mundo.
Os artigos de Bento Amaral, Filipa Lima, Filipe Anacoreta Correia, Helena Ferro de Gouveia, João Paiva, Joaquim Franco, José Luís Borga, José Manuel Pureza, José Maria Brito, Matilde Trocado, Paulo Mendes Pinto, Rita Sacramento Monteiro, Sandra Bartolomeu, Sérgio Leal, Sílvia Monteiro, Sofia Salgado e Sónia Neves com a coordenação de Rui Saraiva, deram corpo ao livro que conta com o prefácio de Paulo Portas e posfácio de Paulo Terroso. Com fotografia de João Lopes Cardoso.
Por Lisboa passou uma multidão de mãos dadas, sem preocupações com hierarquias e lugares e celebrando a paz e a fraternidade. Uma imagem de Sínodo que inspirou a ideia e a coordenação do livro publicado pela Paulinas Editora.
Tal como dizem os participantes da primeira sessão do Sínodo, que estiveram em Roma no mês de outubro de 2023: “Gostaríamos que os meses que nos separam da segunda sessão, em outubro de 2024, permitam a todos participar concretamente no dinamismo de comunhão missionária indicado pela palavra sínodo”, explicita o texto. “Não tenhamos medo de responder”, afirmam.