Dia Internacional da Pessoa com Deficiência marcado por lançamento de subsídio para a catequese
Carmo Diniz, diretora nacional do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência (SPPD) da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) considera que a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, trouxe à Igreja e à sociedade portuguesa uma “maior consciência perante a pessoa com deficiência” e “do seu lugar nas sociedades”.
“A JMJ abriu o horizonte para a sociedade e para a Igreja relativamente à presença e participação das pessoas com deficiência na vida comum. No caso da Igreja a Pessoa com deficiência marcou presença na JMJ no serviço ao altar, e esteve em várias ações da Jornada com caras e rostos concretos, naquilo que foi a concretização do tanto que já se vem a dizer sobre a participação da Pessoa com Deficiência na vida comum”, afirmou em declarações ao EDUCRIS.
Em «Dia Internacional da Pessoa com Deficiência» este serviço da CEP deseja que a sociedade possa “abrir horizontes” e compreender a importância e a mais-valia “que as pessoas com deficiência trazem à vida de todos”, e assinala o momento com o subsídio «Estamos Todos?», dirigido aos catequistas e comunidades paroquiais.
“Neste ano trazemos uma oferta que gostaríamos que se transformasse num subsídio de trabalho dos agentes de pastoral da Igreja de modo que se continue este movimento de transformação, de geração de um novo olhar, que nos leva a questionar se estamos todos dentro da sala, da casa e da Igreja”, desenvolve.
O novo manual, para uso nas comunidades paroquiais e especialmente dirigido a “catequistas e demais agentes”, apareceu “de uma inspiração de apoio à catequeses de preparação da JMJ Lisboa 2023”.
“Quando terminámos essa tarefa apercebemo-nos, em equipa que o manual tinha mais para dar às várias etapas do itinerário proposto para a catequese em Portugal”, concretiza.
A partir da pergunta «Estamos todos?», o novo manual interpela os agentes, os catequizandos, os pais e as comunidades cristãs a levantarem a questão se “estamos todos ou falta gente dentro dos espaços de catequese e de celebração”, reforça.
Longe de pretender ser “um manual que entrega às agentes soluções fechadas e finalizadas”, o «Estamos Todos?» pretende ser “apoio para os que tem dúvidas de como fazer e não se sentem preparados para este caminho de integração”.
“Queremos que sirva de apoio forte para a integração, que derrube a barreira do medo de acolher o desconhecido na consciência de que cada caso é um caso e cada solução será bastante personalizada”.
Com cinco temas centrais o novo manual dá a conhecer o pensamento da Igreja sobre a Pessoa com Deficiência, a variedade dos tipos de deficiência, história de vida e integração na catequese e uma retrospetiva do trabalho realizado antes e durante a Jornada Mundial da Juventude que Lisboa acolheu em 2023.
Imagem: Luísa Pinheiro
Educris|03.12.2024
https://www.educris.com/v3/catequese/13492-igreja-a-jmj-abriu-horizontes-para-a-presenca-da-pessoa-com-deficiencia-carmo-diniz