Foi na missa internacional, no Santuário de Fátima, que terminou a II Peregrinação Europeia de Surdos. Juntaram-se para celebrar a alegria do encontro na fé 262 peregrinos de 15 nacionalidades, 21 voluntários, 41 intérpretes de língua gestual e 5 padres. O programa previa apresentação dos grupos, visitas aos vários locais do Santuário, tempos de oração, de partilha de experiências e programas culturais.
Foi um momento único de manifestação de fé por parte da comunidade surda internacional e de acolhimento no ‘altar do mundo’ e o Santuário de Fátima comprometeu-se em todo o planeamento e execução do programa.
Na conferência inaugural o Bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, acolheu entusiasticamente o grupo afirmando que ‘não são necessárias muitas palavras para chegar ao coração de Deus’ e que ‘Maria comunica sempre o Amor de Deus pelos seus filhos’. O Reitor do Santuário de Fátima ao afirmar na mesma conferência ‘Bem-Vindos ao Santuário de Fátima!’ recebeu uma onda de alegria e gratidão de saiu muito para além da sala do Centro Paulo VI onde decorreu o encontro. Miguel Angél (Deaf Catholic of Europe), um dos responsáveis desta peregrinação agradeceu todo o apoio à organização mas, sobretudo, a Deus pela oportunidade de se encontrarem tantos num local tão especial.
A Ana Cristina Marques, o Rui Pardal e o Luis Henriques, responsáveis portugueses da organização desta peregrinação, trabalharam arduamente no acolhimento destes peregrinos e são também os responsáveis da Comunidade de Surdos Católicos do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência da Conferência Episcopal Portuguesa.
A presença de padre e diáconos de outros países, que são surdos ou bilingues em língua gestual e falada deixou o exemplo e a esperança de que também em Portugal possamos iniciar uma pastoral com os surdos e promover o crescimento de vocações nesta comunidade. O Santuário de Fátima tem desempenhado um papel importantíssimo no serviço aos surdos através do seu grupo de interpretes e surdos do Santuário mas será necessário que outras estruturas da Igreja como a Liturgia, a Mobilidade, a catequese, a Pastoral Social e todos se empenhem no acolhimento destes irmãos.
A imensa alegria sentida neste dias culminou com a benção apostólica do Papa Francisco que se quis juntar a esta peregrinação enviando uma mensagem de esperança onde reforça a ideia de que a presença de Deus se sente mais com a fé do que com os ouvidos.
A imensa alegria do encontro, sentida no silêncio, estes dias na II Peregrinação Europeia de Surdos ao Santuário de Fátima.